A recuperação após cirurgias minimamente invasivas da articulação temporomandibular: o que esperar.
De entre os tratamentos existentes para as patologias da ATM (articulação temporomadibular), destaca-se a artroscopia da ATM, a nanoartroscopia e a artrocentese da ATM.
A duas primeiras são técnicas minimamente invasiva que permitem a introdução de uma microcâmara, de reduzidas dimensões, dentro da articulação para realizar um diagnóstico mais rigoroso e também um tratamento mais específico para cada situação. A artrocentese permite sobretudo uma lavagem e biolubrificação da articulação, mas sem visualização.

Por serem técnicas seguras e com poucas complicações associadas, a recuperação destas intervenções é muito simples e no caso da artroscopia, realizada em bloco operatório com anestesia geral, a alta para casa é feita no dia da intervenção.
É importante que o doente siga as orientações de um guia que disponibilizamos no Instituto Português da Face para garantir uma recuperação rápida.
Para apoiar e melhorar a recuperação existe um acompanhamento da nossa equipa de fisioterapeuta. O acompanhamento da equipa de fisioterapia acontece semanalmente, contemplando entre 5-10 sessões, dependendo de cada caso.
A satisfação com a recuperação e resultados dos doentes tratados com estas técnicas é superior a 9, numa escala de 0/10.